O que significa Debutante

ATENÇÃO DEBUTANTES

JÁ ESTÃO ABERTAS NOSSAS AGENDAS PARA 2013 E 2014
RESERVEM AS SUAS DATAS

Debutante é a palavra usada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade. A palavra vem do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.

O baile de debutantes é um rito de passagem ao qual as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.
A partir do seu "debut", a jovem moça passava a freqüentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. Normalmente, na recepcão dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.
Nos dias atuais o foco da festa de debutante se concentra na transição de idade, conservando o sonho, a beleza e o encanto desse momento.
Completar 15 anos além de ser um aniversário especial representa um marco na vida de toda adolescente. Embora algumas troquem o baile de debutante por outros presentes ou viagens, a grande maioria conserva o sonho de encarnar o papel de princesa.
Planejamento, bom gosto e criatividade. Esse é o segredo que garante o sucesso da festa de debutante que, informal ou tradicional, deve seguir o estilo da aniversariante. Ao planejar, personalize.
Despojada ou chic, romântica ou radical. Para cada debutante um estilo. A personalidade, preferências e gostos pessoais permititirão estabelecer um estilo próprio para toda a organização, festa e cerimônia. Repertório, valsas, criação do texto, entre outros elementos que compõem um cerimonial ganham com isso força, sincronia e emoção.
Defina um orçamento e cerque-se de profissionais (Como Eu) que possam por em pratica tudo que você idealizou. São muitos detalhes a serem vistos: decoração, espaço onde será realizada a festa, música, vestidos, filmagens, fotos e quanto mais cedo começar melhor será o resultado final.
A estrutura básica de um roteiro de cerimonial para 15 anos consiste na entrada da debutante, despedida da infância, primeira valsa, homenagens, coreografia e encerramento.
Nos dias atuais a criatividade permite desde a estilização, com cerimônias temáticas às mais informais onde o roteiro é planejado de acordo com o cotidiano da adolescente.

Dicas para um Grande Baile de Debutantes 

Evento temático que cumpre com rituais e tradições. O glamour dos 15 anos e o conseqüente despertar para a vida social.

Na atualidade ainda são realizados grandes bailes e festas e existem empresas especializadas. Os anfitriões convidam seus melhores amigos para um baile de gala, onde apresentarão a jovem moça à sociedade.

Entre em contato com uma empresa ou com um especialista e solicite o planejamento/orçamento. Objetivando facilitar e quem sabe oferecer condições de uma execução mais fácil, apresento roteiro para desenvolvimento deste evento temático.

Dicas para a elaboração do roteiro:

>> Defina a data;
>> Defina o horário;
>> Defina as cerimônias;
>> Escolha o local da festa;
>> Feche o contrato de locação do espaço;
>> Faça orçamento, escolha e contrate a orquestra ou Dj;
>> Escolha o cardápio que será servido;
>> Faça levantamento de preços, escolha e contrate o buffet ou quem executará o serviço;
>> Elabore a lista de convidados;
>> Encaminhe o modelo do convite para a gráfica. Utilize fotos;
>> Distribua os convites;
>> Convide os pares que dançarão a valsa;
>> Defina os trajes que os casais usarão;
>> Elabore o cronograma de ensaios;
>> Escolha os trajes e sapatos da(s) debutante(s);
>> Faça locação dos trajes ou contrate costureira para costurar os modelos escolhidos;
>> Escolha a(s) jóia(s) a ser (em) entregue(s) à(s) debutante(s);
>> Confeccione ou alugue a almofada(s) para levar a(s) jóia(s);
>> Escolha as flores para decorar o salão e mesas (arranjo decorativo e alusivo ao tema);
>> Faça locação de toalhas, louças e talheres, caso não contrate o buffet;
>> Treine ou contrate equipe de cerimonial;
>> Elabore o roteiro da festa;
>> Contrate o maquiador e o cabeleireiro;

>> Defina o fotógrafo e empresa de filmagem ou até mesmo adquira filmes e fitas de vídeo;
>> Contrate modelos, artistas (festas de grupos ou para os mais abastados). Caso ocorra, acerte os detalhes da produção (passagens, hospedagens, diárias de alimentação, trajes, traslados e obrigações contratuais);
>> Elabore o contrato dos artistas;
>> Faça a locação de mesas e cadeiras, caso seja necessário;
>> Prepare camarote ou reserve mesas para os convidados VIP’s e familiares;
>> Identifique as mesas reservadas. Utilize prismas;
>> Defina o número de mesas para cada participante em bailes coletivos. Elabore o croqui de distribuição e faça sorteio;
>> Coloque caixas personalizadas para que sejam armazenados os presentes;
>> Adquira ramalhete de flores para a(s) mãe(s) e aniversariante(s);
>> Contrate seguranças para o estacionamento e manobristas (uma boa dica é a família contratar seguranças para a residência);
>> Prepare o local destinado para o camarim. Coloque mesa, cadeira, extensão, sofá, arara, água, espelho, circulador de ar, frigobar, caixa de primeiros socorros etc;
>> Escolha a cadeira ou sofá para a troca dos sapatos;
>> Utilize lanternas e instale sinalizadores nos degraus e corrimãos das escadas;
>> Observe se os corrimãos e guarda corpos das escadas estão bem afixados. As escadas compõem o ritual de trocas (alusão a Cinderela). Caso não exista no salão, monte tablado com pórticos e escada; 

Cerimonial

"Ï Recepcione os convidados;
"Ï Apresente a aniversariante ou debutante aos convidados. A debutante estará utilizando traje mais simples e sandália sem saltos;
"Ï Oriente a(s) debutante(s) que se desloque(m) entre as mesas e cumprimente(m) os convidados; 

"Ï Às 23:30 horas a(s) debutante(s) sai(em) de cena para a troca dos trajes. Desce(m) às 24:00 horas com uma boneca nos braços e recebe(m) da mãe um ramalhete de flores, neste ato entregarão a boneca para a mãe, a seguir o pai entrega um ramalhete de flores para a esposa;
"Ï Recebe do pai um anel, o mais utilizado é o solitário de diamantes – depende muito das condições financeiras do pai – A seguir já em traje de gala, trocará de sapatos (sandália por sapatos de salto alto);
"Ï Coloque em local de destaque a cadeira que será utilizada no cerimonial. A aniversariante deve ser conduzida pelos pais ou padrinhos pelo salão. O mestre de cerimônias anuncia a valsa com o pai;
"Ï Convide os pares que dançarão a valsa a ocuparem o seu lugar no salão;
"Ï Valsa dos padrinhos e pares (artistas e familiares);

"Ï Valsa dos namorados;
"Ï Valsa com os demais participantes da festa;
"Ï Solicite ao mestre de cerimônias que agradeça a presença de todos e informe que será cantado os parabéns e haverá o corte do bolo;
"Ï Entrega das lembranças pelos familiares e aniversariante(s);
"Ï Continuidade dos serviços e baile;
"Ï Desmontagem e devolução dos itens alugados.



Boa festa!


Sugestões de Valsas:

VALSA 1 - Conto dos bosques de vienna-Conde de Luxemburgo
VALSA 2 - Acelerações - ouro e prata
VALSA 3 - Vida de Artista - Vinho, mulheres e Canções - Valsa do imperador
VALSA 4 - Os patinadores - Eva
VALSA 5 - Danúbio azul
VALSA 6 - Vozes da primavera - Rosas do sul - Sangue vienense

VALSA 7 - Valsa da Cinderela

OBRIGADO PELA SUA VISITA, VOLTE SEMPRE E DEIXE O SEU DEPOIMENTO!