Dicas importantes para uma festa de casamento

10 COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER NA PREPARAÇÃO DO SEU EVENTO




Dicas importantes: após várias informações colhidas, muitos dos profissionais do mercado de vários segmentos tais como: bolos, decoração, recepção, música, fotografia, etc...dão suas dicas de como vocês noivos devem fazer na preparação de seu casamento. São coisas simples, básicas, mas que podem fazer uma grande diferença e evitar problemas futuros. 

Nem pensar em organizar seu casamento sozinha: para organizar, preparar ou coordenar um dos dias mais importantes de sua vida, com o estilo que você merece e sempre sonhou, profissionais do ramo, qualificados e adequados são indispensáveis para esta ocasião, tenha sim um cerimonialista ao seu lado. Este profissional irá acompanha-los passo-a-passo, antes e durante o seu casamento, até o final da festa lhe proporcionando a tranquilidade e segurança necessária para melhor aproveitarem esta data inesquecível. Isso não impede que vocês não curta este momento especial da preparação, mas sempre tomando cuidado e levando em conta as dicas deste profissional.

Chamar um amigo para prestar algum serviço em vez de contratar um profissional: às vezes nós temos um amigo que fotografa bem, um  outro que tem uma voz bonita para cantar, outro que tem uma filmadora legal, uma amiga que faz bolos gostosos, um tio que tem um automóvel bonito...sem perceber vocês impõem a estas pessoas responsabilidades e um futuro stress que elas não estão acostumadas e isso pode perturba-los acarretando um desempenho frustrante e quem perde são os noivos. Os resultados podem ser fotos desfocadas,  pior...inexistentes, bolo com aparência esquisita, amigas exaustas, atrasos e confusões com horários e locais devido à inexperiência do motorista, entre outras complicações que podem ser evitadas, por isso tome muito cuidado se algum parente ou amigo estiver prestando algum serviço em seu casamento.

Contratar serviços e profissionais sem um planejamento prévio adequado ao seu orçamento: um planejamento prévio de quanto pretende, ou melhor, o quanto se pode gastar com o casamento, é muito importante para que possam iniciar uma etapa na vida vocês com tranquilidade e sem dívidas.

A escolha do local da cerimônia oi para a recepção sem levar em conta o nº de convidados: os locais para a realização do seu casamento não podem ser nem grandes ou pequenos demais. Ao escolher a igreja para a cerimônia e o local da recepção, tenha sempre em mente o número aproximado de convidados. É extremamente desagradável para os noivos veem aquele corredor imenso e vazio, ou do contrário uma superlotação, onde os convidados estão de pé. Na recepção acaba sendo pior, às vezes os cerimonialistas têm que solicitar para os garçons no meio da festa montar mesas extras, correndo o risco das mesmas estarem sem a decoração.

Deixar de fazer a RSVP, confirmação de presença dos convidados: esta confirmação é indispensável. Com aproximadamente vinte dias do casamento vocês devem dividir a lista de convidados em duas partes: 1º opção: certeza de quem virá - 2º achamos que virá. Esta segunda lista tem que ser conferida por telefone e você pode deixar o seu cerimonialista encarregado deste serviço. Isso evitará surpresas desagradáveis, além de gastos desnecessários.

Determinar para os músicos os estilos de músicas que devem ou não ser tocados: apesar de vocês não gostarem desse ou daquele tipo de música, deixem os profissionais da música tocar um pouco de tudo, eles irão sentir o que está agradando mais vendo a pista mais cheia. Faça antes com estes profissionais uma pré avaliação das músicas e a sequência com que elas serão tocadas.

Deixar de fazer a lista de presentes: a lista de presentes ao contrário do que pode pensar é um conforto para os convidados. Eles sempre ficam na incerteza: o que posso dar? O que será que eles estão precisando? Aonde que encontro um presente bonito que agrade os noivos? Quando a lista existe tudo fica mais tranquilo para os convidados e para os noivos, facilitando inclusive futuras trocas. Esta lista pode ser deixada nas lojas de sua preferência.

Convidar um número de pessoas para a cerimônia religiosa e selecionar por algum motivo convidados para a recepção: está uma situação extremamente desagradável para a pessoa que não foi convidada para comparecer a recepção. Por mais que se tenha discrição, essa informação que haverá uma recepção restrita, sempre de alguma maneira acaba sendo abordada por alguém e aquele que não sabia por que não foi convidado vai se sentir desprestigiado e com certeza decepcionado com os noivos.

Chamar para o cortejo damas e pajens muito novos: as crianças com menos de cinco anos são sempre uma surpresa: podem entrar lindas, mas também podem não entrar, ou voltar na metade, ou chorar assustada com o barulho e com as pessoas. Se ainda assim vocês fazem questão de crianças bem pequenas, pelo menos não deem a responsabilidade das alianças para eles, marque com o seu cerimonialista ensaios com os mesmos.

10ºDecidir casar com um tempo de preparação muito curto: um tempo bom para a preparação do casamento é em torno de 10 a 12 meses. Esse tempo lhe proporcionará além de uma organização e planejamento econômico dos seus gastos, uma melhor seleção de profissionais, como também de locais para a cerimonia e recepção.








AGENDA DO CASAL 

FALTANDO UM ANO

• A primeira coisa mais importante. Aquele que será o inicial: Definir a data da cerimônia de casamento, tanto no civil como na igreja.
• Resolvida a data, o ideal é procurar o local onde deseja se casar para marcar o dia. Elas geralmente são as que necessitam de maior prazo de antecedência para atender aos noivos. Depois reserve o cartório e o local onde irá receber seus convidados, caso queira fazê-lo.
. Decida se vai cuidar de tudo sozinha ou vai ter um profissional (cerimonialista), que seria o ideal, para lhe assessorar.
• comece a pesquisar preços e modelos de vestidos, sapatos, flores e penteados.
Faça um pesquisa sobre os profissionais com experiência no mercado ou peça ajuda a alguma pessoa de confiança para lhe indicar um.
. Comece a pensar na sua lista de convidados e padrinhos.
• informe-se sobre quais documentos serão necessários para ambas ocasiões, igreja e cartório.

FALTAM 6 MESES
• agora já é hora de confirmar a data e os detalhes da cerimônia (igreja e cartório). Se o casal optou pela festa, também já é o momento de definir a decoração e o menu.
• escolha as alianças
• com o seu rascunho de convidados na mão, defina quem irá convidar e quais destes irão participar tanto na celebração da igreja quanto da festa.
• escolha suas testemunhas (padrinhos) para o civil, quem serão os padrinhos na igreja e convide-os.
• a escolha e encomenda dos convites também devem ser feita com seis meses de antecedência.
• se optar pela "Lista de casamento" deixe a relação de presentes na loja ou lojas escolhidas. Se preferir fazer a "Lista de Lua-de-Mel" defina a agência de viagens e o roteiro, documentações necessárias (em caso de viagens internacionais) e as datas. Deixe tudo programado!
• consulte amigos e peça indicações de fotógrafos e cinegrafistas para registrar seu casamento. Faça a escolha e deixe tudo agendado com o profissional. Aproveite para pesquisar as floriculturas, preços e pagamento. Neste caso as indicações também são bem-vindas.
• uma das decisões mais importantes também deve ser tomada nesta fase: definir o vestido de noiva. Escolha o estilo, aluguel ou compra, deixe tudo acertado. Quanto antes decidir, melhor poderão ser feitos os ajustes e o que mais for necessário, sem pressa. Leia mais sobre o primeiro aluguel clicando aqui.

FALTAM 4 MESES
• É hora de escolher a roupa do futuro marido e, assim como a mulher, o homem também pode idealizar seu traje e mais, a noiva pode e deve ajudá-lo na escolha.
• aproveite o período para checar a lista de convidados para não deixar ninguém de fora. Na hora de entregar os convites, mande pelo correio apenas para quem mora em outras cidades. Os demais, faça questão de entregá-los pessoalmente.
 três meses antes
• está na hora de separar a documentação para o casamento civil.
• quem optou por casar na Igreja deve procurar a paróquia escolhida para acertar sua participação no curso de noivos. Escolha também as músicas que irão tocar na cerimônia, ateste se a igreja tem coral ou se será preciso contratar músicos/cantores e acerte o serviço.
• para evitar desgostos no dia do casamento, faça uma prova de maquiagem e cabelo. Veja com o profissional escolhido os tons da maquiagem, o penteado preferido e tudo mais.
• as alianças escolhidas (três meses) agora já podem ser compradas.
• com o traje do noivo já decidido, veja agora os acessórios que ele vai usar: sapato, meias, gravata. E os da noiva também: luvas, meias (inclusive as reservas para eventuais necessidades) e a lingerie.
• para os casais que optaram pela "Lista de Presente" é hora de comunicar aos convidados onde deixaram sua relação com as opções de presentes.

FALTA APENAS UM MÊS
• nesta etapa é essencial fazer as últimas provas do vestido de noiva. Uma dica importante é fazer a prova final uma semana antes do casamento para os ajustes de última hora.
• escolha o dia e o local para fazer as despedidas de solteiro e solteira, homem e mulher devem ter seu momento de diversão para relaxar as tensões causadas pelos preparativos.
• marque dia e horário para cabelo e maquiagem. Confirme também todos os serviços contratados, buffet, salão, foto/filmagem, músicos e outros.
• escolha a roupa que irá usar na cerimônia civil
• noivo e noiva devem fazer os exames pré-nupciais.

FALTAM 15 DIAS
• É hora dos detalhes: veja quem vai levar a noiva até a Igreja, quem irá "cortar" a gravata, quem vai levar o arroz para o final da cerimônia.
... uma semanas antes
• faça um ensaio da cerimônia na igreja com seu noivo, pais e padrinhos para evitar atropelos e dúvidas no dia.
• faça uma segunda e última prova de maquiagem e cabelo. Aproveite a ocasião para levar seu véu, tiara ou arranjo para provar junto ao modelo de penteado escolhido.
• para não deixar sua futura casa privada de alimentos, com a geladeira e a despensa vazia, faça uma pequena compra no supermercado. Mas, lembre-se de não comprar frutas e legumes perecíveis e que não irão durar uma semana ou mais na geladeira.
• É hora de arrumar as malas. Comece a separar o que pretende levar para a lua-de-mel, pois os dias antes do casamento serão mais corridos. Faça uma lista do que vai levar e um dia antes da viagem cheque tudo.

FALTA APENAS UM DIA
• termine de fazer suas malas para viagem
• procure ter um dia calmo, descanse, faça um relaxamento (noivo e noiva)
• procure passar algumas horas do dia com os sapatos que foram comprados para o casamento para que eles fiquem macios.
• busque o vestido e o terno.
• arrume uma bolsa com maquiagem para retoques, caso você chore durante a cerimônia, alfinetes, perfume, batom e meia-calça e deixe pronta para o grande dia.



Quem vem primeiro? O nome da noiva ou do noivo?


Tenho percebido uma dúvida que acompanha mais da metade das noivinhas, tanto na internet quanto em variados meios de comunicação, que diz respeito à ordem dos nomes no convite de casamento.

A pergunta é: Porque o nome da noiva sempre vem antes do nome do noivo?
Bem, o casamento é uma cerimônia “tradicional”, ou seja, carregada de tradições.

Tradição
Antigamente, antes de toda essa emancipação feminina (graças a Deus), quando a moça era criada para ser uma dona de casa e mãe dedicada, ela dependia completamente do pai para que se realizasse o seu sonho.

Diziam as regras de etiqueta que os pais da noiva eram responsáveis financeiramente pela realização da cerimônia civil e religiosa e mais a recepção.
Como eram eles quem patrocinavam a cerimônia, eles seriam os anfitriões do evento, logo, quem convidava eram os pais da noiva. Por esse motivo os nomes dos pais e da noiva vem antes no convite.

Logo se tornou um protocolo de que tudo que se faz até a data do casamento (convites, lembranças, papelaria, missal, etc.) deve seguir a ordem de a noiva primeiro, depois o noivo.

Já depois de casados, o convite passa a ser do “chefe” da família. Então tudo depois de casados vem o nome do esposo primeiro.

Tempos modernos
Porém com os tempos modernos, muitas dessas regras e convenções já tiveram uma grande abertura, e hoje, são aceitas qualquer das duas opções.

Convites
Algo que acho importante ressaltar é que, vejo muitas noivas gastarem além do necessário com acabamentos e enfeites externos ao convite que nem sempre são tão necessários, porém não investem no serviço de um bom calígrafo. Um convite simples, sem frufrús, bem caligrafado é super chique e nunca cai de moda.
Portanto, se você noivinha deseja colocar o nome do seu noivo antes do seu nos convites e demais acessórios e decoração, pode fazer sem medo!
A não ser que a sua cerimônia tenha sido planejada para ser algo de estritamente formal e tradicional.

Afinal é o momento de vocês… e um felizes para sempre depende muito mais de amor, amizade, cumplicidade, do que da ordem dos nomes nos convites


Aproveite este dia especial e seja muito feliz!







Estilos de casamento
O estilo do seu casamento deverá ser baseado no quanto pode ser gasto e na quantidade de convidados. Normalmente os estilos são:

Estilo Informal
Estes são realizados normalmente pela manhã ou tarde. A noiva pode usar vestido curto, longuete ou longo. Além dos vestidos brancos, os de cores pastéis também são indicados. Para o noivo, e padrinhos, é mais indicado o uso de terno, e quanto mais cedo for a cerimônia mais claro deve ser o tom do terno. As madrinhas podem usar vestidos mais claros, sem brilho, curtos ou longuetes, com ou sem chapéu. As cerimônias ao ar livre são indicadas para este estilo, e normalmente é oferecido um bolo com champagne.

Estilo Semi-formal
Estes são realizados normalmente pela tarde ou entardecer. A noiva deve usar vestido longo, mas sem cauda. Além dos vestidos brancos, os de cores pastéis também são indicados. Para o noivo, e padrinhos, pode usar terno e meio fraque. As madrinhas podem usar vestidos mais claros, mas ainda sem brilho, curtos ou longuetes. Na recepção é oferecido canapés, além do bolo.

Estilo Formal
Estes são realizados normalmente à noite. A noiva deve usar vestido longo, com cauda, e de preferência com brilho. O noivo, e os padrinhos, devem usar meio fraque ou fraque. E as madrinhas devem usar vestidos longos, e de preferência com cores escuras. Na recepção é oferecido canapés, além do tradicional bolo.

Estilo Formal Elegante
Estes são realizados à noite. A noiva deve usar vestido longo, com cauda, e de preferência com brilho. O noivo, e os padrinhos, devem usar meio fraque ou fraque. E as madrinhas devem usar vestidos longos, e de preferência com cores escuras. Na recepção é oferecido canapés com um prato quente, além do tradicional bolo com champanhe.

Estilo Formal Glamour
Estes são realizados à noite. A noiva deve usar vestido longo, com cauda longa, e de preferência com muito brilho. O noivo deve usar fraque ou casaca, e os padrinhos fraque. As madrinhas devem usar vestidos longos, mais formais, e de preferência com cores escuras. Neste estilo normalmente a quantidade de padrinhos e damas/pajens são maiores. E na recepção é oferecido um jantar completo, além do tradicional bolo com champanhe.




Adeilton Oliveira
Cerimonialista
Contatos: (21) 3073-2841 / 97968-4368 /
99856-7029 / 98706-0522
Facebook: AD CERIMONAIS & EVENTOS
e-mail: adcerimonialista@gmail.com